Colmeia dos Livros

#CineDica: John Carter - Entre Dois Mundos

segunda-feira, abril 08, 2013 Conrado Dittrich 0 Comentários

Olá, Operários! Estou inaugurando mais uma coluna no blog... O CineDica. Nele, vou dar dicas sobre adaptações cinematográficas de alguns livros e filmes baseados em algumas obras literárias. O primeiro filme que apresentarei, será o John Carter - Entre Dois Mundos.


O filme é baseado, em sua maior parte, na estória do livro "Uma Princesa de Marte" (de 1917), de Edgar Rice Burroughs, mas também contém elementos do segundo livro da série Barsoom, "The Gods of Mars". Estes são apenas dois dos onze livros da série sobre as aventuras do John Carter no Planeta Marte. No Brasil, a série foi publicada pela Editora Aleph, mas não está completa. =/

Em 2009, um filme de baixo orçamento foi lançado diretamente em DVD. O longa, intitulado "Princess of Mars" foi estrelado por Antonio Sabato Jr. no papel de Carter e Traci Lords como Dejah Thoris.

No dia 9 de março de 2012 a Disney lançou o extrordinário filme em 3D John Carter - Entre Dois Mundos, que foi dirigido por Andrew Stanton (onde estreou como diretor de um longa metragem em live-action), e o intérprete de Carter é Taylor Kitsch. Apesar do orçamento altíssimo de US$250 milhões, o filme, infelizmente, foi fracasso de bilheterias, arrecadando apenas US$73 milhões nos Estados Unidos. O presidente da Disney, Rich Ross, foi obrigado a pedir demissão de seu cargo por conta da grande perda.

Na fantástica estória, John Carter (Kitsch) é inexplicavelmente transportado para Marte, e se encontra em um mundo desconhecido à beira do colapso. Carter se envolve com as problemáticas de Barsoom, e decide participar do conflito.

Eu super recomendo este filme, que já se encontra nas melhores locadoras e lojas do Brasil. Com efeitos especiais muito bacanas, enredo bem forte e personagens carismáticos, John Carter - Entre Dois Mundos é uma boa escolha para os amantes de Ação, Aventura, Ficção Científica e de Barsoon. Leia a crítica que eu fiz no site Cine 3D Brasil clicando aqui.

Assista ao trailer oficial:


No mesmo ano de lançamento do filme, a Fantasy - Casa da Palavra lançou o livro inspirado no filme. Levando o mesmo título do longa, a obra foi escrita por Stuart Moore.
Sinopse:
Baseado no clássico Uma princesa de Marte, obra de fantasia e ficção científica de Edgar Rice Burroughs, criador de Tarzan.
Perdido em um mundo, encontrado em outro.
Guerra Civil, EUA.
John Carter, um soldado veterano, é misteriosamente transportado para Barsoom, o planeta vermelho, conhecido como Marte. Envolvido em um conflito de proporções épicas, em meio a uma guerra alienígena, Carter precisa lutar para manter vivos dentro de si dois dos sentimentos humanos mais conhecidos: a esperança e o amor.
“Marte... É assim que vocês o chamam e acham que o conhecem. O planeta vermelho. Sem ar, sem vida. Mas vocês não conhecem Marte, pois seu nome verdadeiro é Barsoom. E não é sem ar e nem é morto.” Ao fugir de índios apaches no Arizona, John Carter se esconde em uma caverna e é misterio­samente transportado para Barsoom, um planeta habitado por outras raças. Nesse novo local, John é capturado por quatro criaturas primitivas e passa de prisioneiro a protagonista de uma guerra entre duas nações em um planeta destruído. Em meio ao caos, a milhões de quilômetros da Terra, Carter redescobre sua humanidade e resgata sua esperança através de um profundo sentimento pela princesa Dejah Thoris. Uma esperança dividida com toda uma raça alienígena, capaz de reconhecer, na figura daquele terrá­queo, um legítimo líder.


Se Ainda não assistiu, corra ver o quanto antes. FILME RECOMENDADO.

Ps.: Editora Aleph: Por favor, traga a série completa para o Brasil.

POSTS RELACIONADOS

0 comentários