Colmeia dos Livros

Paris Filmes: Trazendo literatura às telonas do Brasil...

sábado, julho 13, 2013 Conrado Dittrich 0 Comentários

É impossível falar sobre lançamentos cinematográficos que adaptam obras literárias para as telonas do Brasil sem mencionar a Paris Filmes. A empresa iniciou seu sucesso na distribuição de filmes no território nacional com a saga Crepúsculo, a qual arrastou milhões de espectadores aos cinemas.

À partir daí, a distribuidora, sediada em uma casa no bairro do Pacaembu, em São Paulo, se tornou a primeira empresa nacional a figurar no topo do ranking de distribuidores para os cinemas do Brasil em 2012.

Em entrevista ao IstoÉMárcio Fraccaroli, que começou a trabalhar na Paris Filmes em 1985 e hoje é seu principal acionista, diz que “É um grande feito superar os americanos”. Os 28 milhões de ingressos vendidos pelos seus filmes responderam por 18,8% do mercado nacional, que movimentou R$ 1,6 bilhão em 2012. Muito disso pode ser creditado na conta de Crepúsculo. Mas também ao tino comercial de Fraccaroli. “Cinco anos atrás, li os livros que dariam origem à série cinematográfica, para saber se poderia ser um bom negócio”, afirma Fraccaroli. “Não entendi nada, mas a minha filha adorou.” Foi o suficiente para farejar o potencial de sucesso da franquia, que era detida pela Lionsgate, distribuidora independente americana parceira da Paris.

Apesar de apostar em novas produções nacionais, a empresa já é conhecida por trazer as maiores adaptações de séries/sagas/obras literárias para os cinemas. Depois da saga super-famosa Crepúsculo, a Paris lançou, em 2012, o filme Jogos Vorazes, estrelado pela indicada ao Oscar Jennifer Lawrence. O filme, derivado do romance escrito por Suzanne Collins, atraiu cerca de 1,9 milhão de espectadores e se tornou uma febre mundial.

As Vantagens de Ser Invisível, adaptação do do livro homônimo de Stephen Chbosky, estreou logo em seguida e arrastou cerca de 17.998 mil de espectadores nos dois primeiros dias de exibição. A adaptação do romance "Sangue Quente", de Isaac Marion, não fez feio nas bilheterias nacionais e Meu Namorado é um Zumbi teve uma ótima aceitação da crítica. Dezesseis Luas (2013), porém, não atingiu as expectativas da empresa e foi um dos lançamentos mais fracos lançamentos da empresa. O Lado Bom da Vida, também merece ser lembrado, tanto por seu ótimo elenco, quanto por sua produção indicada à vários prêmios do Oscar. 

Cheia de muitos altos e poucos baixos, a Paris Filmes continua trazendo grandes produções derivadas de bestsellers mundiais para os fãs brasileiros e já acumula uma lista de futuros lançamentos. Vamos ver?

EM BREVE
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2
(+ alguns títulos ainda não confirmados)

Qual futuro lançamento da Paris você está mais ansioso pra ver?


Fontes:
IstoÉ Dinheiro
AdoroCinema

POSTS RELACIONADOS

0 comentários