Colmeia dos Livros

Resenha | O Chamado de Cuco, de Robert Galbraith

segunda-feira, novembro 11, 2013 Conrado Dittrich 4 Comentários


Título original: The Cuckos's Calling
Autor: Robert Galbraith (a.k.a J.K. Rowling)
Número de Páginas: 447
Editora: Rocco
Tradução: Ryta Vinagre
Compre: Brochura | Capa Dura

O Chamado do Cuco conta a história de um investigador particular de Londres chamado Cormoran Strike, um veterano da guerra do Afeganistão com uma perna artificial que precisa solucionar o seu primeiro caso em meses: um suposto suicídio de uma supermodelo de alto padrão chamada Lula Landry.


Muito se tem falado deste novo lançamento de J.K. Rowling (Harry Potter) e, antes mesmo de ser descoberta como a autora por trás de Robert Galbraith, surpreendeu leitores do mundo todo com sua interessante maneira de explorar um singelo significado de mistério e investigação. Ela também sabe escrever histórias para adultos.

A autora consegue explorar bem todos os lados de cada personagem, o que facilita em acostumarmos bem com cada um deles. Mesmo sendo em 3ª pessoa, o livro foca bastante no ponto de vista de Strike, alternando algumas [poucas] vezes para o lado de Robin, que proporciona um estado emocional mais amplo à história. Mesmo começando em um ritmo lento, que ajuda na introdução de cada detalhe, à medida que Strike vai se aprofundando na vida de Lula, descobre uma teia de detalhes repletos de falsidade, dificuldades e dramas pessoais.

O mistério pairando à cada novo capítulo proporciona horas de curiosidade e explora nosso emocional. Foi quase impossível descansar até descobrir uma nova pista que levasse ainda mais perto da solução do caso da morte de Lula. Quem matou? Será mesmo que ela foi assassinada? Inúmeras perguntas rondam nossa mente e entrar na história foi um algo que aconteceu naturalmente. Essa maneira como a história é conduzida faz com que o leitor fique sempre na dúvida e na expectativa de saber mais...

Londres serve como pano de fundo da história e proporciona, também, uma viagem espetacular e muito interessante, pois a autora descreve nomes, ruas e pontos com tanta clareza, que pesquisar tudo no Google se torna mais uma investigação pessoal do leitor. Ao me adentrar na história, me senti em Londres, tentando solucionar este caso - praticamente um Sherlock Holmes.

O Chamado do Cuco é uma livro rico em detalhes, com uma trama muito bem sustentada, cheia de momentos tensos e que exploram a maneira como a vida das celebridades é um caos. O teor investigativo é complexo e muito bem trabalhado, despertando grande curiosidade.
 
Ao se aventurar pela primeira vez no gênero, Rowling mostra-se incrivelmente capaz de inovar a si mesma e surpreender seus leitores, com mais um personagem marcante e uma co-protagonista que brilhará ainda mais futuramente. E J.K. continuará nos surpreendendo, pois teremos uma série completa, que promete ser grandiosa e inovadora - o que é impossível negar ao se deparar com este ótimo começo. Não foi informado, ainda, quantos livros serão lançados, mas a expectativa é de que possamos ser agraciados com muito mais.

* É impossível deixar de elogiar o ótimo acabamento feito pela Rocco. Mesmo sendo a versão em brochura, nota-se a qualidade e dedicação impostos na edição, que também possui excelente diagramação.

Nota:

POSTS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Só de olhar a capa, uma vontade imensa de ler o livro me consome. O trabalho da Rocco está mesmo ótimo! Acho muito interessante esse gênero, gosto muito de Sherlock Holmes, e O Chamado do Cuco parece estar bem à altura das histórias do nosso aclamado detetive. Você deu uma ideia bem legal, de pesquisar os lugares no google, para entrar de vez na história. Com certeza farei isso ao ler o livro. Eu não sabia que seria uma série. Parece que J.K. vai fazer leitores se apaixonarem mais uma vez.
    Estou muito curiosa com o livro e vou procurá-lo para ler o mais rápido possível!
    Um abraço,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, será uma série incrível!
    Agradeço pelo comentário e pesquise, sim. Fica ainda mais interessante. :D
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Já estou com o exemplar em capa dura aqui, só falta ter um pouco de tempo para ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. A forma como foi desenvolvida essa história de suspense, os detalhes que ela conseguiu pensar e transmitir, as cenas com um tema mais "adulto"... a trama inteira me surpreendeu, de tanto que destoa da série "bruxesca" da J.K. Rowling. E isso não é coisa ruim, não! Ela passou de renomada autora infanto-juvenil à renomada autora em qualquer coisa hahaha comprei no dia do lançamento, devorei e não me arrependi. Não posso deixar de sentir um pouco de inveja (brincadeira) da forma como ela enredou esse mistério, miçanga por miçanga. Eu não sei se consigo pensar em um romance com um final e um suspeito tão surpreendentes da forma que ela fez, achei brilhante.

    ResponderExcluir