Colmeia dos Livros

Artigo | Quem são os maiores autores de todos os tempos?

quarta-feira, junho 18, 2014 Conrado Dittrich 0 Comentários

Vendo recentemente uma imagem publicada por uma página de fãs no facebook, me despertou uma certa curiosidade no assunto sobre "Quem seriam os maiores autores de todos os tempos"... Atualmente, é fácil dizer que escritores fazem sucesso no mundo. O difícil é mencionar os maiores de todos os tempos.

Mas ser um best-seller significa ter qualidade? Não é bem assim... Temos hoje um grande número de livros medianos no topo das vendas mundiais. Muitos deles são traduzidos para diversas línguas, recebem prêmios, têm adaptações... Mas e a qualidade? Nem todos têm a mesma significância cultural e histórica e poucos se igualam aos já consagrados autores. É claro que existem distintos grupos de idades, por exemplo, que recebem os mais diferentes estilos de escrita. Ou você acha que uma criança de 12 anos vai gostar tanto de Tolkien quanto se deliciaria com Rick Riordan? Não estou afirmando que uma criança não teria a capacidade de ler Tolkien e gostar (nem mesmo dizendo que é só o público infantil que lê Percy Jackson), mas é raro ver os livros do autor circulando na mão de crianças hoje em dia. Mesmo assim, muitos deles mudaram o rumo da história...

As mudanças que alguns autores causaram na literatura também é um tópico à ser discutido. Um grande exemplo de uma dessas mudanças conhecido por todos é a britânica J.K. Rowling. Numa época em que poucos jovens liam e tinham o desejo de se aventurar na literatura, a humilde Joanne Rowling lançava o que a tornaria a mulher mais poderosa do mundo da literatura. O sucesso de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi tão instantâneo, que logo de início estava entre os mais vendidos do Reino Unido e foi preciso um leilão para compra dos direitos de publicação nos EUA. À partir daí, Rowling se tornava um ídolo para o público infantil, levando seu público à finalmente ler e, assim, mudar o rumo da história literária. Mas antes dela, tínhamos o considerado "rei da literatura" criando personagens e histórias além de seu tempo. Seu nome era Tolkien.


O britânico nascido na África do Sul, o premiado escritor e professor de letras dedicou anos de sua vida escrevendo obras que um dia seriam consideradas as maiores do mundo. Foi durante a Primeira Guerra Mundial, na qual participou ativamente, que Tolkien começou a escrever rascunhos de um mundo paralelo, que posteriormente serviriam de pano de fundo de obras como O Hobbit e O Senhor dos Anéis. John Ronald Reuel Tolkien não só mudaria a maneira de se escrever fantasia, mas se tornaria o "pai da moderna literatura fantástica". São suas obras que introduziram a fantasia no mundo e inspiraram tantos outros escritores a escrevem tantos outros mundos e personagens que conhecemos hoje (até mesmo Rowling).

Não há como mencionar todo autor que fez história na literatura mundial, mas podemos afirmar que muitos deles se tornaram ícones também como pessoas e filósofos. Como não se lembrar dos fantásticos e bem-sucedidos livros de C.S. Lewis e Lemony Snicket? Seria quase impossível esquecer do terror e suspense transportado para às páginas por Bram Stoker, que apresentou a mitologia dos vampiros ao mundo com o seu Drácula, e pelo saudoso Stephen King. Se apaixonar pelos romances de Sidney Sheldon ou William Shakespeare é fácil... Difícil é esquecer os historicamente conhecidos poemas de Dante Alighieri (de A Divina Comédia) ou as obras de William Faulkner! F. Scott Fitzgerald, Leon Tolstói, Herman Melville, Jane Austen, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Agatha Christie (que recentemente ganhou o prêmio de melhor romance policial, com "O Assassinato de Roger Ackroyd"), os atuais Dan Brown, George R.R. Martin, Luiz Fernando Veríssimo, Nicholas Sparks entre tantos outros merecem ser reconhecidos como os melhores escritores de todos os tempos... Até Stephenie Meyer e E.L. James merecem ser mencionadas, pelo fato de trazer adolescentes e mulheres, que até então não se interessavam pela leitura, ao mundo literário.

Afinal, quem é o maior autor de todos os tempos? É impossível dizer. Todos eles nos apresentam um ensinamento, uma história na qual podemos nos aventurar, podemos chorar, sofrer de horror e até sorrir. Cada um com sua parcela de culpa no crescimento da literatura no mundo. Cada um com a sua história pra contar. Com seu público para atingir. Todos são os maiores escritores de todos os tempos. Todos têm significado na vida dos leitores e deveriam ser sempre respeitados pela sua capacidade de nos proporcionar grandes momentos. A literatura é pra todos!

------------------
Espero que tenham gostado do artigo! Não peço desculpas por "ter esquecido de alguém", pois a literatura em geral é mencionada. Peço apenas que respeitam a opinião de todos e mostrem que são capazes de aceitar todo tipo de cultura na sua vida.

Se gostarem, compartilhe com seus amigos e familiares. Seria muito gratificante se este texto fosse lido por muitos. :)

POSTS RELACIONADOS

0 comentários